Análise SWOT - Forças - Vale
Módulo: 3
Atividade: Tarefa individual 1
Título: Análise SWOT – Forças – Vale
Aluno:
Disciplina: Estratégia de Marketing
Turma: 49 – SP J
Introdução
Base para o planejamento estratégico a Análise SWOT, cujo nome é um acrônimo de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - que podem ser traduzidas, respectivamente, por Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças - é uma ferramenta administrativa utilizada para avaliar os ambientes internos e externos com a finalidade de formular estratégias de negócios para a empresa.
A análise externa é realizada através do estudo das Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que são variáveis sobre as quais a empresa não tem controle. Tais variáveis podem beneficiar (Oportunidade) ou prejudicar (Ameaça) a organização.
A análise interna é realizada, por sua vez, através do estudo das Forças (Strengths) e das Fraquezas (Weaknesses) que são variáveis controladas pela organização pois se referem a capacidades, recursos, habilidades, relacionamentos, etc, inerentes à organização.
Com base nessas definições, o presente trabalho avaliará, sob a ótica da análise SWOT, as forças (Strengths) da empresa Vale focando o estudo em fatores de Crescimento no mercado internacional, recursos financeiros para investimentos e a infraestrutura da empresa.
Crescimento no mercado internacional
Anteriormente estatal e chamada de Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a Vale foi privatizada em 1997 e desde então vem expandindo sua atuação no mercado internacional. Ela é, hoje, uma mineradora global, com sede no Brasil, líder na produção de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel. É uma organização com escritórios, operações, explorações e joint ventures espalhados em mais de 30 países nos 5 continentes.
Números globais tão expressivos são o resultado de uma administração eficaz, pós privatização, que visa a agilidade para aproveitar oportunidades e na realização de