Análise térmica de coberturas específicas
Campus Itatiba
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Conforto I
Professora: Jane
Aluno: Luciano Kuroda Santana Franco Granado
RA:002201201463
Itatiba
2014
EXERCÍCIO I
Absortância, Transmitância Térmica e Capacidade Térmica
Absortância (α) ou poder de absorção é a fração absorvida quando a radiação incide sobre uma superfície real.
Capacidade térmica ou capacidade calorífica é a grandeza física que determina a variação térmica de um corpo quando este recebe determinada quantidade de calor. O valor da capacidade térmica corresponde à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do corpo em uma unidade de variação de temperatura. A unidade usada no SI é J/K (Joule por Kelvin).
A capacidade térmica caracteriza o corpo e não a substância que o constitui. Sendo assim, dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica, e também, dois corpos de massas diferentes e de mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes.
A grandeza que caracteriza uma substância é o calor específico.
A capacidade calorífica está também relacionada com as interações intermoleculares, a estabilidade de uma fase, a condutividade térmica e a capacidade de armazenar energia.
EXERCÍCIO II
Tipos de Vidro
Vidro Float ou Monolítico: O monolítico é o vidro plano comum, incolor ou colorido, que pode receber diferentes tipos de beneficiamento, como processamento em forno de têmpera, revestimento e serigrafia, para ampla aplicação na construção civil. Hoje, os vidros planos são produtos muito requisitados pelo mercado e indispensáveis para aplicações em arquitetura. Esse produto permite que a luz natural penetre na edificação, ao mesmo tempo em que reduz os ganhos indesejáveis de calor.
Vidro Temperado: O vidro temperado é um vidro de segurança, e sua capacidade é de 5 vezes mais resistente que o vidro comum,