2 ano história
Pedro de Alcântara foi coroado imperador com o nome de dom Pedro II. Teve início assim o período conhecido como Segundo Reinado.
O reinado de dom Pedro II foi o governo mais longo da história do Brasil: 49 anos. Dom Pedro II tornou-se imperador aos 14 anos de idade e reinou até os 63.
Em 1848, um movimento agitou o Segundo Reinado: a Revolução Praieira, em Pernambuco. Os rebelados exigiam voto livre e trabalho para todos. A revolta foi controlada no ano seguinte.
O Brasil passou por muitas transformações no Segundo Reinado. As cidades se modernizaram. A navegação a vapor agilizou o transporte de pessoas e de mercadorias. Inaugurou-se a primeira ferrovia, e a energia elétrica foi utilizada para iluminação das ruas.
A economia brasileira acompanhou as transformações. Surgiram novas indústrias, e o Brasil passou a ser um importante produtor e exportador de café. Ao longo do século XIX, grandes levas de imigrantes europeus chegaram ao Brasil para trabalhar na lavoura.
Os escravos lutavam para se libertar, com o apoio de vários setores da sociedade. O abolicionismo se fortalecia. A Inglaterra também fazia pressões pelo fim da escravidão. Em 1888, a escravidão finalmente foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa imperial do Brasil, Isabel.
Dom Pedro II enfrentou também um conflito externo, a Guerra do Paraguai (1865-1870), na qual o Brasil, a Argentina e o Uruguai lutaram contra o Paraguai.
Ao mesmo tempo, o movimento em defesa da república se fortalecia.
Fim do Brasil Império
Em 1889, um