Análise Swot do Design
De modo estipular e atingir metas de visibilidade, crescimento, produção e aumento de lucros, é necessário analisar diversas variáveis. Com vistas a este fim, seja para um setor, uma empresa, um cenário específico ou até uma área de atuação, desenvolveu-se a análise Swot, a qual é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário corrente do objeto em pauta, neste caso, o design. A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), relacionadas ao ambiente interno; e Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), relacionadas ao ambiente externo. Juntas estas dão nome a uma matriz que facilita a visualização das quatro características.
Antes de desenvolver a matriz acima mencionada, farei um apanhado histórico do desenvolvimento do design, para assim determinar os dados interno e externo que contribuíram para a evolução do design.
O design brasileiro tomou mais força após a política adotada pelo regime militar que impactou no desenvolvimento industrial do país.
A corrida da industrialização brasileira ocorre de modo acentuado entre 1967 e 1973, como um surto de industrialização. Os planos de desenvolvimento e industrialização visavam transformar o
Brasil no “país do futuro”. A industrialização acentuou as diferenças sociais originando uma “classe média”, responsável pelo fortalecimento do mercado interno.
O milagre econômico brasileiro gerou uma grande expansão no mercado e fez com que empresas privadas locais destinassem a sua produção somente ao mercado interno. Com isso, o desenvolvimento do design nacional foi afetado, pois as empresas brasileiras não se deparavam com os desafios do confronto e da competição do design internacional.
A pequena parcela de brasileiros que podia consumir em larga escala o que era produzido, valorizava o preço baixo em detrimento do design e de outros valores