Análise sobre o Papel do Relações Públicas no Filme "Hancock"
Sinopse do filme:
Hancock (Will Smith) é um super herói que perdeu a popularidade que tinha, devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Após salvar Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, ele se oferece para ajudá-lo a melhorar sua imagem.
Ray Embrey, interpretado pelo ator Jason Bateman, é um Relações Públicas. Ray tem sua própria empresa, chamada Embrey Publicity, onde tenta alavancar um projeto: o “Por Amor”, uma logomarca que representa o patrocínio de mercadorias há quem precisa. Quando Ray apresenta o projeto à uma empresa de medicamentos, eles o chamam de louco, mas esse RP só está atrás de um mundo melhor e mais justo.
Quando Ray fica preso, dentro de seu carro, em cima de uma ferrovia, Hancock aparece e o salva. O Relações Públicas fica extremamente agradecido e percebe uma oportunidade em Hancock. Ray propõe assessorar o super herói; de início, ele hesita, mas aceita a proposta. Ray quer mudar a imagem de Hancock, assim, precisa ensiná-lo a lidar com o público. O herói precisava, parafraseando o RP, “deixar de ser um idiota”, e antes de qualquer coisa, pagar suas dívidas com o Estado, então Ray propõe que Hancock se entregue e cumpra sua pena na prisão; assim, a criminalidade aumentaria e a população sentiria sua falta.
Ray havia lhe proposto algumas mudanças, como melhorar a aparência, não destruir as ruas com sua aterrissagem, não beber tanto e agradecer a ajuda da polícia. Disse que o herói deveria ter um uniforme, pois esse representa uma missão. Em poucos dias, a criminalidade aumenta consideravelmente, fazendo com que a polícia chame Hancock para auxiliar na resolução de um crime. Hancock chega ao local parecendo uma nova pessoa; barba feita, de uniforme, sóbrio e educado. Ele faz um ótimo trabalho e é recebido com palmas pela população. Ray fica emocionado e orgulhoso.