Análise sobre a obra: "o conde de monte cristo"
- Parte 1: Dados sobre a edição.
1. Dados sobre a edição: O Conde de Monte Cristo, Le Comte de Monte-Cristo (nome original em francês), é um romance de aventura escrito por Alexandre Dumas (pai). È considerado, ao lado de Os Três Mosqueteiros, o trabalho mais famoso de Dumas. A feitura da obra deu-se finalizada ao ano de 1844, mas completamente disponibilizada apenas no ano de 1846.
1. Primeira Obra: A obra foi originalmente publicada na França, em folhetins diários, com várias interrupções, no Journal des Débats, de 28 de setembro de 1844 a 15 de janeiro de 1846, ou seja, durante um ano e meio.
2. Obra estudada (Martin Claret): O clássico da literatura estudado se dá em dois volumes, revistos e produzidos pela editora Martin Claret a partir do ano de 2008. Este está incluso na série ‘A obra prima de cada autor’, pertencente, ambos os volumes, a ‘Série Ouro’, que engloba livros com mais de quatrocentas (400) páginas. A tradução do romance é de domínio público conforme a edição da Lello & Irmãos Editores, Porto, Portugal, s/d., revista por Kleber Kohn. A obra produzida pela Martin Claret está em sua 2ª Reimpressão (2010).
Referências:
1. WIKIPEDIA, The Free Encyclopedia. Article: The Count of Monte Cristo (book). Domínio público. 2. MUZART, Idelette. Estudos Avançados: av. vol. 14. no. 39. São Paulo, maio-agosto, 2000. 3. DUMAS, Alexandre. O conte de monte cristo: volume 1. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 4. 4. DUMAS, Alexandre. O conte de monte cristo: volume 1. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2010. p. 1.
- Parte 2: Autor (Biografia e bibliografia).
1. Biografia (Alexandre Dumas): Alexandre Dumas (pai), autor de O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros, além de uma gama de outros romances, nasceu em 24 de Julho de 1802, em Villers-Cotterêts, Aisne. Fora historiador e romancista renomado, principalmente no gênero