Resenha do livro "Carnavais, Malandros e Heróis de Roberto DaMatta."
Uma Sociologia do dilema brasileiro
DaMatta, Roberto. Rio de Janeiro, 1996, 6ª Edição
A Obra – Carnavais, Malandros e Heróis foi publicado pela primeira vez em 1979 e é uma obra clássica sobre antropologia do Brasil, tornou-se leitura obrigatória em toda a nação para aqueles que querem compreender o Brasil com um olhar perspicaz. A obra é composta por seis capítulos todos contendo subdivisões, num total de 350 páginas.
O Autor – Roberto DaMatta é graduado e licenciado em História, possui especialização em Antropologia Social e é mestre e doutor pela Universidade Harvard. Autor das conhecidas obras O que faz o brasil, Brasil? Fé em Deus e pé na tabua e muitas outras que são destaque nas universidades do Brasil. É professor de antropologia na Universidade de Notre Dame e atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro.
Resumo – Estudar uma nação equidistante e continental como o Brasil é uma tarefa árdua. Entender sua formação social e aquilo que o tornou o que ele é hoje é desafiador. Talvez o Brasil seja a nação do mundo mais difícil de se interpretar e de se estudar pois aquilo que é rotineiro, cultural e comum em uma região é novidade e inovação em outra região. Entretanto o antropólogo Roberto DaMatta com um olhar perspicaz traz para nós em sua esplêndida obra Carnavais, Malandros e Heróis uma interpretação inovadora desse gigante chamado Brasil e a partir dessa obra podemos ver o Brasil com uma visão diferente daquela que rotineiramente usamos. Esse estilo característico de DaMatta é envolvente o que torna sua obra diferente daquelas que tentaram trabalhar com o mesmo objetivo mas de uma maneira segundo o que entendo mais “engessada”.
“Em vez de seguir o trajeto dessa comparação funcional, tipológica, que vai de semelhante ao semelhante, preferi tomar o caminho da comparação por meio dos contrastes e contradições, procurando não o semelhante, mas o contrário e o diferente.” (DaMatta, 1997,