Análise setorial - panificação
Perfil do consumidor nas principais capitais O pão sustenta um dos seis maiores segmentos industrial do Brasil, respondendo por 10% dos alimentos consumidos no país. Sua produção gera cerca de 600 mil empregos diretos e 1,5 milhão de indiretos no mercado Brasileiro.
Consumo de Pão por Região (kg/percapita/ano)
[pic]
Fonte: Data Kirsten
Perfil da Cientela ✓ Idade: O consumidor da padaria tem em média 35,7 anos de idade, semelhante ao da população economicamente ativa do Brasil. Com exceção de Salvador (29,5 anos), os demais valores não diferem significativamente da média nacional. A idade mais citada oscila em torno do 22,5 anos, indicando que, na sua maioria, os clientes de padaria são jovens. ✓ Escolaridade: Em relação à escolaridade, cerca de um terço dos clientes tem até o curso primário completo (33,4%), 31,5% completaram o 1º grau, 25,7% o colegial e 9,4% têm curso superior. Os valores variam significativamente entre os 11 municípios pesquisados em função da grande variabilidade da renda familiar. ✓ Renda familiar: Quanto à Renda Familiar, encontrou-se um valor médio nacional de R$ 1.615,80 (cerca de US$ 4.400 por habitante/ano), com grande variabilidade entre os municípios. Os consumidores encontram-se concentrados na classe C (34,5%), seguida da classe D (31,5%) e classe B (24,0%); no conjunto, esses três segmentos sociais representam 90,0% da clientela.
Os principais atrativos de uma padaria A freguesia da padaria escolheu o fato de o estabelecimento estar próximo à residência ou ao local de trabalho como o principal fator de consumo. Em seguida, foram mais citados os itens sobre condições de higiene, atendimento e a qualidade dos produtos comercializados. Num segundo grupo, e de certa forma ligado aos fatores já apontados, observou-se a variedade de pães e doces, a rapidez no atendimento e a disponibilidade de pão quente a toda hora. Estacionamento, praticidade no sistema de