Análise semiótica de embalagens
1º Ano | 2º Semestre
Teorias da Comunicação e Práticas Textuais II
Docente: Joana Querido
Análise de Embalagem: Lindt vs Regina
Índice
Página
1. Introdução…………….………………………………………………………………………………………. 3
2. Contextualização da marca………………………………………………………………….………… 4 2.1. Regina………………………………………………………………………………….…………. 4 2.2. Lindt……………………………………………………………………………………….………. 4
3. Análise das embalagens…………………………………………………………………….….………. 5 3.1. Ponto de vista qualitativo-icónico………………………………………….….……. 5 3.1.1. Regina………………………………………………………………………………. 5 3.1.2. Lindt ………………………………………………………………………………… 6 3.2. Ponto de vista singular-indicativo……………..……………………………………. 7 3.2.1. Regina ……………………………………………………………………………… 7 3.2.2. Lindt ………………………………………………………………………………… 7 3.3. Ponto de vista convencional-simbólico………………………………..…………. 8 3.3.1. Regina ……………………………………………………………………………… 8 3.3.2. Lindt ………………………………………………………………………………… 8
4. Conclusão: Comparação das embalagens…………………………………..…………………. 9
5. Bibliografia/Webgrafia…………………………………………………………………………………. 10
1. Introdução
O chocolate é um alimento consumido em todo mundo, por pessoas de todas as idades. É feito com base no cacau e tornou-se popular por altura dos Descobrimentos, altura em que terá sido trazido para a Europa.
Hoje em dia temos à nossa disposição chocolates dos mais variados sabores, formas e feitios, desde as tabletes aos bombons, desde os sabores com fruta seca a chocolates com recheio.
Para este trabalho optamos por duas marcas distintas do mesmo produto – Regina e Lindt. A marca Regina, por ser uma marca nacional bastante conceituada e reconhecida no nosso mercado, e a marca Lindt, marca suíça também bastante reconhecida e popular, com uma gama bem conceituada.
Através da análise semiótica, pretendemos mostrar como dois produtos iguais podem ser apresentados e publicitados de forma diferente um do outro.
2. Contextualização da Marca
2.1. Regina
Regina é uma marca de