Elementos de M quinas 05
A polia é uma peça mecânica cilíndrica muito comum em máquinas. Utilizada para transferir força e movimento entre dois eixos, através das correias que são acopladas nas polias. A polia é constituída de uma roda de material rígido que gira em torno de um eixo produzindo rotação.
Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços (superior a 200 mm). O tipo de polia é determinado pela superfície de contato com a correia.
Polia Plana: Pode ser plana que conserva melhor as correias ou abaulada que guia melhor a correia.
Polia Trapezoidal: Recebe este nome porque a superfície na qual a correia é colocada apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ter canaletas ou canais que são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada. Essas dimensões são obtidas a partir de consultas em tabelas.
Existem também as polias para cabos de aço, correntes, polias ou rodas de atrito, correias redondas e para correias dentadas.
Os materiais que se empregam para a construção das polias são ferro fundido, aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, para não desgastar rapidamente a correia.
As polias realizam trabalho equivalente ao de uma engrenagem, quando uma polia esta associada à outra de diâmetro igual ou diferente.
Polias Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos por máquinas e equipamentos. As polias, para funcionar, necessitam da presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, as polias e correias podem transferir e/ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina. Sempre haverá transferência de força.
As polias são classificadas em dois grupos: planas e trapezoidais. As polias trapezoidais são conhecidas pelo nome de polias em “V” e são as mais utilizadas