Análise qualitativa de alguns cátions metálicos
Relatório – 2° Ano
Análise qualitativa de alguns cátions metálicos São José do Rio Preto
11 de Agosto de 2013
Objetivo
Conhecer os fundamentos da análise qualitativa de alguns cátions metálicos.
Identificar a presença de íons chumbo II, estanho II, cobre II, zinco e ferro III em uma solução.
Introdução
A análise qualitativa é a parte de Química Analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que posse ser facilmente observada e que e que corresponda com a constituição da dita substancia. O agente quer promove a variação chama-se reagente, pois reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer. Pode-se trabalhar com o reagente dissolvido ou não em solução; logo, existem dois tipos de ensaios: reações por via seca e por via úmida.
A maioria das reações de análise qualitativa é conduzida por via úmida.
Investigações preliminares são realizadas antes de se realizar estes ensaios. A cor, odor e qualquer propriedade física especial são observações válidas para as etapas subsequentes de investigação das amostras. Após a etapa preliminar. Percebe-se que a adição de um reagente a solução que contém a amostra em estudo leva a formação de um precipitado (sólido formado por uma reação), ao desprendimento de gás ou a mudança de cor.
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em diferentes grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamentos análogos são reunidos dentro de um mesmo grupo.
Chumbo, Pb: Características analíticas do íon Pb ²+.
O chumbo é um metal cinza azulado com uma alta densidade. Dissolve-se facilmente em solução de concentração media de acido nítrico (8 mol/l), produzido o