Análise positiva e Normativa
Análise Positiva
Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B.
Exemplo: A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo.
Análise Normativa
Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica.
Exemplos: O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.
Autonomia e Inter-relação
Dificuldade de separar os fatores econômicos dos extras econômicos. Dificuldade de separar os fatores essencialmente econômicos dos extras econômicos.
A Autonomia de cada um dos ramos das Ciências Sociais não deve ser confundida comum total isolamento, mas sim observada sob diferentes óticas e investigada em termos não unilaterais.
As manifestações das modernas sociedades encontram-se interligadas.
Autonomia e Inter-relação: Economia, Física e Biologia
O início do estudo sistemático da economia coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências e biológicas nos séculos XVIII e XIX.
A construção do núcleo científico inicial da Economia começou a partir das chamadas concepções organicistas (biológicas) e mecanicistas (físicas).
Grupo Organicista – Utilizava termos como órgãos, funções, circulação e fluxos na teoria econômica.
Grupo Mecanicista – A economia se comportava como determinada leis da física, daí advêm termos como equilíbrio, estática, dinâmica, aceleração, velocidade, forças e outros.
Com o passar do tempo, predominou uma concepção humanística, que coloca em plano superior os móveis psicológicos da atividade humana. Afinal, a Economia repousa sobre os atos humanos, e é por excelência uma ciência social.
Autonomia e Inter-relação: Economia, Matemática e Estatística
A Economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Muitas relações do comportamento econômico podem ser