princípios éticos
Cidadania e Profissionalidade – CP 5 – Deontologia e Princípios Éticos
Os valores, as normas e os comportamentos.
Objetivos
Posiciona-se, em consciência, relativamente a valores éticos e culturais.
Articula responsabilidade pessoal e profissional, adotando normas deontológicas e profissionais.
Identifica fatores éticos de promoção do desenvolvimento institucional.
Reconhece condutas éticas conducentes a preservação da solidariedade e do respeito numa comunidade global.
1. Leia com atenção do Doc. 1.
Doc. 1 - Valores – noção e caraterísticas.
As ideias que definem o que é importante, útil ou desejável são fundamentais em todas as culturas. Estas ideias abstratas, ou valores, atribuem significado e orientam os seres humanos na sua interação com o mundo social. A defesa da propriedade privada é um exemplo de um valor proeminente na maioria das sociedades ocidentais.
Contudo, no seio de uma sociedade ou comunidade, os valores podem ser contraditórios: alguns grupos ou indivíduos podem valorizar crenças religiosas tradicionais, enquanto outros podem defender o progresso e a ciência. Há pessoas que preferem o sucesso e o conforto material, outras elegem a simplicidade e uma vida pacata. Nesta época em que vivemos, marcada pela mudança, repleta de movimentos globais de pessoas, bens de informação, não é de estranhar que deparemos com casos de valores culturais em conflito.
1.1 Elabore um comentário ao Doc. 1, tendo em consideração os seguintes aspetos:
A. noção de valores e respetivas funções
B. relatividade dos valores.
O documento elucida-nos sobre a noção de valores. Os valores são ideias abstratas que atribuem significados e orientam os seres humanos na sua interação com o mundo social.
Os valores são considerados relativos podendo mesmo, ser contraditórios. Alguns grupos ou indivíduos valorizam determinadas