Análise Política
As instituições são consideradas como organizações formais e como regras que estabelecem a estrutura do comportamento dos atores políticos e às decisões tomadas referentes à elaboração de políticas públicas.
É fundamental também analisar alguns conceitos referentes à Policy analysis (análise política), para compreensão das políticas públicas. A Policy analysis diferencia três dimensões da política que se influenciam, no qual as estruturas e os processos políticos acarretam o resultado dos conteúdos. Essas são conhecidas como Polity, Politcs e Policy. A primeira dimensão é denominada como as instituições públicas, a segunda caracteriza os processos políticos por meio de seus objetivos, conteúdos e decisões de distribuição. Finalmente, a Policy, faz referência à estrutura dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas.
Através do estudo dessas dimensões, torna necessário à análise de algumas esferas de policy analysis, conhecidas como: Policy Networks, no qual são conhecidas como a relação das diferentes instituições e grupos do âmbito executivo e legislativo e da sociedade no surgimento e na implantação de uma política pública; Policy Arena, que parte do pressuposto dos processos de conflito e consenso dentro das diversas áreas da política, onde são diferenciadas pelo seu caráter distributivo, regulatório ou constitutivo; e por fim a Policy Cycle que tem como concepção o fato de o processo de resolução de um problema político consistir em uma sequência de passos, tendo como aplicação programas políticos considerados complexos que são baseados em processos interativos. Processos de aprendizagem política e administrativa compõem todas as fases do ciclo político tendo como conseqüência a reformulação contínua do programa político. Dessa forma essas categorias tornam se