Analise politica
1) Concepçao subjetivista de poder: exerce poder quem consegue impor ao outro o curso desejado de ação ( defende seus objetivos por meio de coações ).
2) Concepçao objetivista de poder : poder como relação social institucionalizada...conduz o dominado para a aceitação de sua posição.
SUBJETIVISTAS
Segundo Weber : ‘’poder significa a probabilidade de se impor a propria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade ‘’
Onde fundamento seria a ‘base’do poder; é o que o viabiliza.
Os recursos, ou fundamentos, representam uma condição necessária, mas nao suficiente para o exercício do poder – por isso a relação de probabilidade.
O poder nao é uma coisa que se possua, mas sim uma relação social ( poder é exercido sobre alguém),.
Poder implica, portanto, uma forma especifica de obter do outro o comportamento desejado.
O poder nunca é unilateral, é uma decisão produzida a partir do calculo elaborado pelos dois polos da relação, que mede as vantagens dos dois lados.
OBJETIVISTAS
Um dado consenso pode ser o resultado de relações de poder, isto é, de interações que levam os dominados a desejar coisas que de outro modo nao desejariam. Os dois passariam a ter os mesmo valores e a relação de dominação nao é percebida.
É uma forma suprema e muito mais eficaz de poder, uma vez que opera nao pelo direito, mas pela técnica, nao pela lei mas pela normalização, nao pelo castigo mas pelo controle. – poder