Análise Poemas
Português
Módulo 8 – Textos Narrativos e Líricos
Trabalho sobre: Análise do poema “Manhãs Brumosas” de Cesário Verde
Professora: Amélia Lopes
Ano Letivo: 2013 / 2014
Trabalho realizado por:
Bruno Ismael Silva 2ºTCPM / Nº 65
Porto,
Junho de 2014
Cesário Verde
Biografia
José Joaquim Cesário Verde nasceu a 25 de fevereiro de 1855 em Lisboa, na Rua da Padaria, freguesia da Madalena, e foi batizado na Sé, no dia 2 de Junho do mesmo ano.
O pai, José Anastácio Verde, abastado burguês, era comerciante e agricultor: além de se ocupar da sua loja de ferragens, na Rua dos Fanqueiros, dedicava-se também à agricultura numa quinta em Linda-a-Pastora, a cerca de dois quilómetros da capital, propriedade da família Verde desde 1797.
Foi na quinta da família que Cesário passou grande parte da sua infância, juntamente com os seus três irmãos, Júlia, Joaquim e Jorge, e na quinta se refugiara por diversas vezes ao longo da sua vida. Foi, portanto, entre esta quinta em Linda-a-Pastora e as várias residências que a família Verde tinha na capital - na Rua dos Fanqueiros, Rua do Salitre, Rua das Trinas, Rua Nova da Palma - que Cesário passou a sua breve vida.
Cesário cresceu num ambiente abastado, consequência da profissão, e talvez da época, onde na família predominava um conceito de vida utilitário e mercantil, adverso a preocupações religiosas e estéticas. Assim, Cesário não deve ter recebido formação, pois não se encontra na sua poesia referências a deus nem à vida sobrenatural. Começou a trabalhar na loja do pai, ainda criança, visto que era o mais velho dos irmãos. Sabe-se, que tinha dezassete anos quando, em 1872, começou oficialmente a trabalhar na loja do pai, como correspondente comercial. Com apenas vinte e quatro anos, substitui o pai na direção dos negócios. Em 1883, empreende uma viagem a Paris, para tentar assinar um contrato de exportação de vinho português. Apesar de poeta, desde a década de 70 que