ANÁLISE DO POEMA
Análise do poema: "Procura da poesia" de Carlos Drummond de
Andrade
Aluna: Larissa Baía Balbuena
Matrícula: 201310114040013
Disciplina: Comunicação e Linguagem II (Sala 03)
Professor: Antônio Álder Teixeira
Fortaleza 2013. 2
No poema "Procura da poesia" de Carlos Drummond de Andrade, o autor utiliza de metalinguagem para falar de poesia. O poema possui dez estrofes, e está dividido em dois momentos: No primeiro momento, o autor nega que todos os assuntos e acontecimentos que ele se refere, possa se fazer poesia , e no segundo momento ele ensina como se busca o fazer poético. A primeiro momento vai da primeira até a sexta estrofe, e segundo momento vai da sétima até a última estrofe.
Na primeira parte do texto, o autor fala que não se deve fazer poesia com assuntos banais, os acontecimentos da vida ou qualquer sentimento. Ele fala que o poema deve ser buscado, em um lugar que ele denomina o
"Reino das palavras" e é onde as palavras devem ser buscadas e retiradas do estado frio em que se encontram no dicionário, e que o poeta não deve se precipitar, deve conviver com os poemas para então escrevê-los. Para o autor, a intenção do fazer poético é ter o conhecimento real sobre sua arte, sobre o sentimento que está empregado no poema sem utilizar de um sentimento momentâneo, assim podendo ter uma verdadeira experiência poética. Ao mesmo tempo que o autor nega que os acontecimentos citados no primeiro momento do texto seja matéria- prima para a poesia, ele transmite essa mensagem através do poema de uma maneira paradoxal.
Ele diz que o poeta deve vivenciar a poesia para assim cria-la, buscar e contemplar o que encontra-se obscuro, descobrir suas faces secretas, conviver e ter paciência com o poema, coloca-lo em sua forma definitiva onde antes as palavras estavam escondidas.