Análise Peça Publicitária AIDA
Modelo AIDA - Propaganda Folha de São Paulo 1989 Hitler
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
A peça públicitária se inicia apenas com pontos preto e brancos que aos poucos vão ficando mais claros devido ao foco da câmera que vai se distanciando, enquanto os pontos vão ficando mais claros até se formar o rosto do famoso ditador Adolf Hitler, enquanto a figura não fica clara o narrador vai contando fatos e usando de bons argumentos para descrever a pessoa no fim do vídeo revelada.
OBS(apenas vou colocar um detalhe --> A propaganda foi produzida em 1989 por Nizan Guanaes, pela W/Brasil e é considerada uma das 100 melhores propagandas do mundo. APENAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES)
Modelo AIDA
1. Atenção
1.a Aproximação - Umas das formas de chamar a atenção do público é determinar este produto para um público alvo, ou seja, aproximar a propaganda deste "target". Nesta peça faz uma clara aproximação do público leitor, pessoas que buscam incessantemente melhores formas de se obter informações.
1.b Quebra de expectativa - A quebra de expectativa é evidente, enquanto o narrador fala as características desta figura histórica já se imagina um "grande herói", porém no fim a imagem estampada de Hitler é com certeza uma forte quebra das expectativas dos público.
1.c Apelo ao tamanho - No fim já da propaganda se percebe um forte apelo ao tamanho com letras grandes estampadas de forma bem centralizadas expondo o nome da marca de jornal, a Folha de São Paulo.
1.d Apelo ao contraste - A distância dos pontos, que se iniciam perto e logo vão ficando menosres até formarem o rosto do ditador faz um forte uso do contraste.
1.e Apelo à curiosidade - Este quem sabe é o de maior apelo, a curiosidade é o mais importante para se chamar a atenção neste vídeo, a necessidade de conhecer o homem por trás daquelas palavras usadas pelo narrador ao descreve- lo, do inicio ao fim você só espera que os pontos preto e brancos formem o rosto da pessoa descrita durante todo o vídeo.
1.f