Análise Monstros S.A
André Vitor Monteiro Kreutz2
Adriana Araújo3
1 DESCRIÇÃO DO CASO O filme tem como cenário a rotina de uma grande empresa de energia, composta por monstros da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia é o grito, e para isso é necessário que os monstros assustem crianças todas as noites. Os personagens principais são James Sullivan, modelo de funcionário ideal e aplicado, e Mike Wazowski, seu parceiro de serviço e ajudante esforçado. A Monstros S.A é uma corporação que, assim como na vida real, possui metas a serem atigindas, trabalho em equipe e procedimentos com sistemas bem definidos. Além disso, toda a produção é supervisionada com os olhos atentos do Sr.Waternoose, dono e chefe principal da empresa.
Waternoose dá explicações em treinamentos de como realizar melhor a tarefa, deste modo, é um líder que transmite de forma direta o modo como deseja que seus funcionários trabalhem. Para ele, os monstros servem para espantar crianças e fornecer energia para a cidade. As normas da empresa incluem não ter contato com peças de roupa ou brinquedos – pois são tóxicas – e muito menos tocar em uma criança, já que são criaturas mortais.
Concomitante a este cenário, Randall, funcionário da companhia que exerce a mesma função de Sullivan, se sente frustado por nunca conseguir um resultado melhor que o de Sulley – como gosta de ser chamado. A principal estratégia de Randall é a trapaça, com isso ele sequestra uma criança, Boo, para tentar aumentar seu rendimento.
Acidentalmente, Sulley descobre o desfalque e junto com Wazowski, acaba se tornando responsável pela jovem. A relação entre Sullivan e Boo no início é de estranheza e medo por parte do monstro, já que até então se pensava que o simples toque da menina poderia ser mortal, enquanto a garota estava mais interessada em brincar com o “gatinho” – como Boo o apelidava.
No período em que esteve com Boo, Sullivan passou por diversos contratempos e foi detido,