Análise - Inocentes do Leblon (Carlos Drummond)
Os inocentes do Leblon
Não viram o navio entrar.
Trouxe bailarinas?
Trouxe imigrantes?
Trouxe um grama de rádio?
Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
Mas a areia é quente, e há um óleo suave
Que eles passam nas costas, e esquecem.
Tema: Ignorância humana
Análise
No título, "inocentes" tem sentido de "pessoas ignorantes" e "Leblon" faz referência a Zona Sul do Rio de Janeiro, conhecida nacionalmente por ter o metro quadrado mais caro do Brasil, sendo uma área de influência das pessoas mais abastadas.
Quando o "eu lírico" faz as perguntas "Trouxe bailarina? Trouxe emigrantes? Trouxe um grama de rádio?" elas não são respondidas e por isso dá impressão de que as pessoas não escutam o enunciador.
Há um significado bem mais profundo por detrás das palavras usadas por Carlos Drummond em seu poema:
1. "Bailarina" não remete somente ao significado de "dançarina", mas também ao de "prostituta", uma vez que na época do autor, a dança estava muito associada à prostituição.
2. "Imigrantes" remete às pessoas que estavam vindo para cá para se refugiarem por conta da Segunda Guerra Mundial
3. "Um grama de rádio" faz uma alusão à radiação provocada pela explosão atômica nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Entretanto, mesmo com tudo aquilo acontecendo, haviam pessoas que simplesmente ignoravam a situação sem encarar a realidade. Isso se percebe no verso: "Os inocentes, definitivamente inocentes tudo ignoram". Como se vê, o ponto-chave é a ignorância da humanidade.
Um pouco depois, nota-se que para esta parte da população, o que importa é o bem estar e benefícios a si mesmos, que se pode inferir nos últimos versos: "Mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam nas costas, e esquecem."
Figuras de Linguagem presentes no poema:
- Assonância, identificada por exemplo, pela repetição da vogal "e"
"Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
Mas a areia é quente, e há