ANÁLISE FUNCIONAL
CLIENTE: R. S.
IDADE: 29 anos
QUEIXA: Não sabe lidar com frustrações, comportamento agressivo.
ANALISE COMPORTAMENTAL DA QUEIXA:
Foi analisado na cliente alguns comportamentos de agressividade frente a momentos de frustrações, onde a mesma não obtinha a conseqüência desejada. Onde a cliente por necessidades financeiras (S) buscava por meios inconvenientes (roubo, drogas, prostituição) (R) conseguir o valor necessário para a mesma (C).
A principio a conseqüência desejada era obtida, porém, analisando, junto com a conseqüência deseja apareciam outras conseqüências deixando problemas futuros. Por exemplo: precisava de dinheiro a cliente roubava e atingia seu objetivo, porém era necessário responder as conseqüências de suas atitudes.
Do mesmo modo a cliente enfrentava os momentos de frustrações, quando não conseguia o que queria (S) se tornava uma pessoa agressiva (R) tendo como conseqüência punições da sociedade (C).
AS INTERVENÇÕES FEITAS PARA SANAR A QUEIXA:
Nas primeiras sessões foram relatados quais os momentos em que surgia o comportamento de revolta e frustração por parte da cliente, e o que a mantinha tendo comportamentos agressivos frente a esses momentos (reforço). Foi obtida a seguinte resposta: quando a cliente não obtinha o que desejava e era enfrentando com agressividade, aparentemente seu problema estava resolvido, pois sua revolta de certa forma era descarregada, porém foi mostrado e feito a cliente perceber e sentir que este comportamento estava lhe trazendo outros problemas. Como por exemplo, em relação a faculdade a cliente que foi agressiva com outra aluna, está correndo o risco de ser expulsa da instituição e conseqüentemente não poderá concluir seu curso.
Foi elaborada a desesperança criativa, onde foi pedido para a cliente relatar comportamentos do passado dela em momentos de frustrações que ela está respondendo por essas atitudes até hoje. A cliente lembrou-se de momentos em que fez um aborto, outro momento em