Teoria Geral da Administração
Abordaremos ao longo deste os conceitos principais da Administração; seus princípios, valores e principais variáveis, descobrindo a administração desde a época antecessora a Cristo, acompanhando as modificações de cada período chegando assim a Administração cientifica dos dias atuais. Com o objetivo de mostrar a revolução dentro da Administração, para que possamos desenvolver ideias para resolver problemas e administrar de forma mais eficaz.
2. ETAPA 1: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
Atividade realiza para que se conheça o significado da palavra administração, sua importância e sua história, que evoluiu no decorrer dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje.
2.1 Pesquisa realizada no PLT sobre a TGA
O termo administração significa dirigir, gerenciar. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Pode se dizer também que é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administras.
Suas principais variáveis são:
• Administração Clássica ( Fayol ): Caracteriza – se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
• Administração Cientifica ( Taylor ): O foco é no homem, era estudar o trabalho dos operários, eliminar ou reduzir os movimentos desnecessários e aperfeiçoar e agilizar movimentos uteis.
• Administração Burocrática (Weber): Com ênfase na estrutura organizacional , criando princípios fundamentais como; formalização, divisão de tarefas, hierarquia, impessoalidade e competência técnica, dentre outros.
As principais escolas administrativas que surgiram ao longo do tempo foram:
- 3000 a. C., Mesopotâmia: Civilização suméria. Escritura de operações comerciais.Primeiros dirigentes e funcionários administrativos.
- Século XXVI a.