Analise Funcional
Abordagem Comportamental e Cognitiva
São Paulo
Outubro de 2013
Universidade Ibirapuera
Análise Funcional do Filme O Aviador
Professora: Anna Carolina Ramos
Bruna Tamires de Oliveira - 0749066
Maria Marcia P. Pinheiro - 0748732
Rosemary da Silva Queiroz - 0748924
Vilma Souza do Nascimento - 0748925
Walquiria S. N. Oliveira - 0749445
Questões (Filme- O Aviador)
1) Propor um problema clínico.
O problema clinico proposto: Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
2) Definir o (os) comportamentos relacionados com esse comportamento.
O comportamento apresentado é: transtornos de ansiedade, apresentando comportamentos compulsivos com traços de limpeza excessiva.
3) Fazer uma análise funcional daqueles comportamentos, apontado na questão anterior. Histórico e contingências atuais. Howard Hughes perdera os pais ainda jovem e ficou milionário já aos 18 anos, devido a herança que herdara do pai, um inventor texano. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Paralelamente se dedicou a sua maior paixão: a aviação. Desenvolveu um cuidado excessivo com limpeza e higiene devida grande parte de uma educação protetora de sua mãe (reforçador natural), comportamento agravado ao longo da sua idade adulta. Contingências atuais do comportamento:
Aviação era um grande reforçador e ele se mostrava bastante perfeccionista quanto e essa questão, no entanto, as crises de ansiedade ocorriam em sua maioria quando ele se sentia ameaçado quanto ao sucesso no campo da aviação, então buscava alivio, na compulsão por excesso de limpeza como forma de alivio de ansiedade. Reforço negativo de fulga.
O comportamento dele não era aversivo para os outros, pois o convívio social dele era baixo, pois este não agia como reforçador.
Comportamentos se mentiam (a maioria das vezes privados) pois sempre havia alguém para retira-lo de uma situação de exposição, assim