Análise fonológica de processo morfológico
Ex.: As vogais são acentuadas. Actuação de processos da fonologia verificasse na categoria sintáctica e nas propriedades evidenciando a relação existente entre as componentes da gramática. Nesta secção analisam-se processos fonológicos decorrentes da formação do plural dos nomes e adjectivos, e processo que actuam para a constituição de certas formas verbais; não só tomando em consideração a categoria sintáctica da palavra, mas também a sua estrutura interna. A este tipo de processos pertence à componente lexical da fonológica. Análise fonológica da Formação do Plural O plural doas palavras em português, forma-se pela adjunção do sufixo - s. Quando o radical está seguido do índice temático essa adjunção tem apenas como consequência a palatalização pós-lexical do sufixo.
Ex.: /gat+o+s/ → [gatu∫]. Porém nas palavras terminadas na consoante do radical, a formação do plural não é obtida apenas pelo acrescentamento do sufixo.
Ex.: amor [ móſi] amores [ móſi∫] Português [purtugé∫] português [purtugézi∫] Nestes casos, entre a consoante final do radical e o sufixo do plural ocorre uma vogal epentetica (epêntese) a vogal que é a vogal não marcada do PE em estrutura de superfície. Esta vogal vem ocupar a posição do índice, temático do nome e do ponto de vista silábica, vem preencher o núcleo da sílaba que se forma pela adjunção do /∫/. Valor → va.lo.res [v . ló.ri∫] como se pode ver a divisão silábica da palavra valor a cima transcrita no singular e alteração da última sílaba na formação do plural, os pontos separam sílabas. Como se pode notar o [ſ] que termina o radical em que seria final de sílaba se a palavra estivesse no singular, passa a iniciar uma nova sílaba que se forma no