Moda
O ambiente ficcional da novela permite criar um mundo que corresponda aos sonhos e as expectativas do público, e assim desperte o desejo, a cobiça por um produto.
A novela serve para divulgar novas tendências de consumo. Por isso é muito importante que os figurinistas pesquisem para criar personagens convincentes e que vistam aquilo que as pessoas utilizam para facilitar a identificação do telespectador. Na tentativa de lançar moda, os figurinistas buscam roupas em boutiques e confecções nacionais, que adaptam a moda estrangeira e também possam pagar o valor do merchandising, fazendo um mix com suas criações próprias na criação do figurino.
Conhecendo o "ponto fraco" do telespectador – que é a tendência de imitar aqueles que estão em evidência, ou seja, aqueles que possuem certo 'poder', a televisão, através da telenovela, consegue influenciar as escolhas de seu telespectador. Para o receptor, adotar a moda de vestuário da telenovela, significa economia em criatividade, busca pelos ideais de beleza, status, prestígio e poder, semelhante aos modelos de referência expostos pela mídia e/ou, conseguintemente, os faz sentir parte de um grupo ou alcançar maiores probabilidades de serem sucedidos nos resultados que almejam alcançar.
No Brasil existe um fenômeno que não se vê em outros países, onde a tele-novela influência muito no comportamento de moda das pessoas.
“O alcance da novela é muito maior [em comparação aos desfiles de moda]. A novela é a grande revista de moda das camadas populares”, disse Herchcovitch, sobre o poder de influência dos figurinos da televisão sobre a maioria dos