Análise filme oleo de lorenzo
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
O problema que dá início à trama da estória do filme “O óleo de Lorenzo” é quando Lorenzo começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética, incurável e degenerativa, a adrenoleucodistrofia (ADL). Esta doença levaria Lorenzo a morte em dois anos e os médicos pouco conheciam a respeito dela.
HIPÓTESES LEVANTADAS:
Os pais tiveram de deixar seu filho a mercê de pesquisas e testes realizados pelos médicos, como uma cobaia. Também participaram de uma organização de pais que possuíam filhos portadores de ALD, porém estas pessoas se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doença do que procurar a cura dela. Lorenzo foi submetido a uma dieta em que eram cortadas gorduras que levariam a formação de cadeias longas saturadas. Esta dieta só fez Lorenzo piorar, pois seus índices de ácidos graxos aumentaram ainda mais. Não existiam estudos suficientes a respeito da ADL e qualquer informação que surgia eram apenas hipóteses.
DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO:
Os pais de Lorenzo só acumulavam dúvidas e incertezas, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Estudaram a doença, todo o seu procedimento e características, detalhadamente para que pudessem de fato encontrar um tratamento efetivo ou quem sabe até sua cura. Além de muitos dias de estudo e pesquisa, investiam em reuniões que concentravam os maiores médicos para que pudessem chegar a alguma conclusão sobre a ALD.
JUSTIFICATIVA PARA EXECUÇÃO DA PESQUISA:
Todas as pesquisas realizadas pelos pais visavam encontrar uma forma de tratamento que minimizasse o sofrimento de Lorenzo, mesmo sabendo que os danos cerebrais não seriam revertidos, tentavam ao menos barrar os sintomas que seriam inevitáveis a medida que o tempo passasse. Para os médicos, que seguiam em tempo