Análise Ergonômica
Com a inserção das empresas neste mercado extremamente competitivo, o fornecimento dos melhores equipamentos e condições de segurança para a realização das atividades é um fator imprescindível, a fim de tornar o ambiente de trabalho um ambiente propício a um bom desenvolvimento e produtividade, e assim essas medidas influenciam nos resultados da empresa. A ergonomia é uma disciplina que abrange vários conhecimentos que permitem compreender a interação humana com outros sistemas. Consequentemente, a ergonomia dispõe de métodos facilitadores à análise e sistematização do trabalho.
Método OWAS
O método OWAS (Ovako Working posture Analysing System) foi proposto por pesquisadores finlandeses – Karku, Kansi e Kurorinka, 1977. Consiste em registrar as posturas de trabalho descrevendo-as segundo 72 posturas típicas, que resultam de diferentes combinações das posições do dorso (4 posições típicas), braços ( 3 posições típicas), e pernas (7 posições típicas), e assim avaliar as inconformidades no quesito postura, propondo então formas de eliminar ou minimizar os desgastes posturais.
Metodologia
A pesquisa em questão enquadra-se em um estudo de caso, pois está concentrado num estudo particular. Por meio da colaboração de alguns auxiliares de serviços gerais terceirizados de uma Instituição Federal foi possível realizar uma análise ergonômica em determinado posto de trabalho. O estudo foi fundamentado nas observações, no registro de imagens e essencialmente na aplicação de um questionário,
Análise da Demanda
A etapa inicial refere-se ao levantamento de dados