Análise ergonômica de uma sala de aula
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
ANÁLISE ERGONÔMICA DE UMA SALA DE AULA
(Levantamento Bibliográfico e Estudo de Casos)
Natal/RN
2012
Ana Karolina Bezerra de Souza
Carlos Castilho Maia
Lylianna Nunes
Nara Rayanne
ANÁLISE ERGONÔMICA DE UMA SALA DE AULA
(Levantamento Bibliográfico e Estudo de Casos)
Relatório de Pesquisa apresentado ao Componente Curricular: Ergonomia sob a orientação da Instrutora: Najara Cândido, como requisito parcial para obtenção de nota no referido Componente Curricular e do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Natal/RN
2012
1 Introdução
A Análise Ergonômica do Trabalho tem por objetivo investigar com maior amplitude e profundidade o contexto da Ergonomia dentro do trabalho, englobando o trabalhador ou usuário do posto de trabalho.
A análise das condições de trabalho é elemento essencial para o desenvolvimento da Ergonomia. Neste estudo deve ser observada a interação do homem ao trabalho através de máquinas, ferramentas, e meios de trabalho, em um determinado ambiente físico e organizacional.
A ergonomia dentro do contexto escolar contribui para que o estudar não altere a saúde dos alunos, e nem nos objetivos determinados pela instituição, colaborando para o bom funcionamento dessa última e para o bem-estar dos estudantes.
Buscar o entendimento dessa lógica no ambiente escolar é analisar o sujeito envolvido desde sua capacidade social, no qual envolve os fatores que poderiam interferir na concentração do sujeito, até elementos como a existência de um mobiliário inadequado e desconfortável, salas com iluminação e ventilação pouco eficientes, professores autoritários e vários outros fatores que possam vir a interferir na relação do aluno + mobiliário. A partir do momento que considera cadeiras e mesas como máquinas e/ou ferramentas no qual o sujeito/aluno virá a ter um contado direto para executar seu trabalho real