Ergonomia
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho. A melhor maneira de executar um serviço, a utilização dos recursos mais apropriados, a organização dos procedimentos e do local de trabalho, o uso correto e a manutenção dos equipamentos necessários. É uma ciência multidisciplinar e envolve estudos relativos a outras ciências: fisiologia, psicologia, antropometria e biomecânica.
Esta Análise Ergonômica foi elaborada de acordo com uma combinação entre as diretrizes da NR 17, Ergonomia, e dos requisitos mínimos de um programa ergonômico.
O Programa ergonômico é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo de observação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com as demais normas de segurança e medicina do trabalho.
Recentemente, a ergonomia tem se interessado cada vez mais pelas atividades de ensino, procurando torná-las mais eficientes. Visto que, a concentração dos alunos durante as atividades em sala de aula pode ser facilitada por um ambiente adequado ao ensino.
No processo de aprendizado, os alunos geralmente permanecem sentados durante longos períodos. Para se garantir o conforto nessa situação, é necessário fazer estudo da postura e das dimensões antropométricas, para se projetar adequadamente o posto de trabalho escolar.
O mobiliário escolar, juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e em diversos comportamentos dos alunos. O mobiliário, em função dos requisitos da tarefa, determina a configuração postural dos usuários e define os esforços e dispêndios - elementos essenciais para a adoção de comportamentos diversos - estabelecidos numa jornada de trabalho em sala de aula, além de manter vínculo restrito com a