Processos e procedimentos gerenciais
PARTE I
1 – CONCEITO E OBJETIVO
A contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativo aos atos e fatos da administração e da economia.
Isto é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.
Na contabilidade, o objetivo é sempre o patrimônio da entidade, ou seja o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros pertencentes a essa entidade. Portanto é correto afirmar que :
a) O objetivo cientifico da contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na analise das causas das suas variações;
b) Na pratica, a aplicação da contabilidade na empresa tem por finalidade fornecer aos seus usuários informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas variações. Isso compreende registros, demonstrações, analises e diagnósticos expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.
A contabilidade tem a sua aplicação tanto para pessoa física, como pessoa jurídica, independentemente da finalidade ou atividade, porem é muito mais voltada para as empresas (Pessoa Jurídica), principalmente por exigência da legislação comercial e fiscal.
2- USUARIOS DA CONTABILIDADE
Os usuários podem ser internos ou externos :
INTERNOS : empresários, sócios , os acionistas, os diretores, gerentes e administradores de todos os níveis;
EXTERNOS: bancos e fornecedores, governo (fiscalização), auditores externos, e investidores do mercado de capital (no caso de sociedade anônima de capital aberto).
3 -PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
A observância dos conceitos expressos nos princípios fundamentaisda contabilidade tem por finalidade assegurar a qualidade das informações contábeis.
Os princípios são :
• Principio da entidade
• Principio da competência
• Principio da