Análise ergonômica das condições ambientais de trabalho: um estudo de caso.
Análise ergonômica das condições ambientais de trabalho: um estudo de caso.
Moacir Francisco Deimling (Unochapecó) moacir@unochapeco.edu.br Roberto Paulo Rambo (SEIFAI) roberto@seifai-smo.com.br Anselmo Rocha Neto (Unochapecó) anselmo@unochapeco.edu.br Esmael Bernardi (Unochapecó) esmaelbernardi@hotmail.com
Resumo: Este trabalho avaliou as condições ambientais de trabalho na Prefeitura Municipal de São João do Oeste/SC. Para realizar este estudo foi efetuada medição dos fatores ambientais: temperatura, umidade, luminosidade e ruídos no prédio que abriga as secretarias municipais de saúde e assistência social; administração e planejamento; educação, cultura e esportes; e da agricultura e maio-ambiente. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se os seguintes equipamentos: termo-higrômetro, luxímetro digital e decibelímetro. As medições foram executadas em dias, horários e condições de tempo as mais variadas possíveis, para que representasse as condições reais de trabalho dos servidores. O trabalho apresenta os valores encontrados nas medições realizadas nas instalações de cada secretaria, bem como os problemas verificados. Os fatores ambientais são analisados e propõem-se ações para solucionar as questões críticas observadas.
Palavras-chave: Ergonomia; condições ambientais de trabalho; análise ergonômica.
Seção 1.01 1. Introdução O ser humano luta constantemente para conquistar o seu espaço na sociedade. É ao mesmo tempo um desafio, como também, um motivo para que a vida tenha sentido. A rapidez das mudanças neste novo milênio e a busca constante de inovações e conhecimentos através das pesquisas torna o desafio um meio de sobrevivência de cada um. Em uma sociedade exigente as empresas são obrigadas a buscar alternativas para poder acompanhar esta evolução e tornarem-se competitivos. Com isto, as organizações tem em seu contexto termos como: produtividade, qualidade e competitividade.