analise e intervencao ergonomica
Cláudio Simão de Lucena Neto | Érica Maria Lopes Torres | Myrla Lopes Torres
Publicado em 05/2006. Elaborado em 04/2006.
Página 1 de 1 a A
0 comentários
100%gostaram 1voto
ASSUNTOS:
DIREITO DO TRABALHO
SAÚDE DO TRABALHADOR
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
Palavras-chave: Ergonomia, Responsabilidade Civil, Acidente de Trabalho.
Este artigo demonstra a relevância da Ergonomia como ferramenta essencial para solução de problemas laborais, especificamente com relação à proteção jurídica de uma empresa. Essa relevância decorre de ser a Ergonomia uma área do conhecimento humano que objetiva a otimização do trabalho. Por isso, ela pode ser um instrumento eficaz para a prevenção de acidentes de trabalho, e, conseqüentemente, para a redução do risco de responsabilização civil do empregador.
Key-words: Ergonomics, liability labor accident
This article demonstrates the relevance of Ergonomics as an essential tool for solving labor problems, specifically relating to the legal protection of a company. This relevance is due to the fact that Ergonomics is an area of human knowledge that aims work improvement. Thus, it can be an effective tool for preventing labor accidents, and consequently, for reducing the risk of liability for the employer..
1. INTRODUÇÃO
"A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem." (IIDA,1990).
A ergonomia, na lição de Itiro Iida, é um estudo aprofundado sobre a relação de trabalho do homem. Para Moraes & Mont’Alvão (2003) a ergonomia tem por objeto de estudo o "homem em seu trabalho trabalhando, realizando a sua tarefa cotidiana, executando suas atividades do dia-a-dia". O trabalho pode ser qualquer atividade realizada pelo homem, que envolva gasto de energia, e em que se processem informações. Todas as atividades exercidas pelo homem, sejam em fábricas, nas ruas, em construções ou em casa podem ser