Análise em interações químicas
LA 081 – Leitura e Produção de texto na Universidade
Prof.ª Inês Signorini
ANÁLISE DE INTERAÇÕES QUÍMICAS
Resumo Este experimento analisou e explicou as interações químicas ocorridas entre a mistura de água, corante alimentício, óleo vegetal e aspirina, podendo subdividi-las entre mistura de água e corante, água com corante e óleo, água com corante e aspirina, óleo e aspirina e corante e óleo, facilitando assim, a compressão separada de cada interação. Esta analise de interações e seus devidos resultados, foram sustentados pelos conceitos de densidade, solubilidade, heterogeneidade e homogeneidade, miscibilidade e polaridade. Na interação entre a água com corante e o óleo, ocorreu distinção de fases, oque resultou em um sistema heterogêneo, esta distinção é decorrente da polaridade das moléculas de água com corante e das moléculas de óleo, sendo elas polares e apolares, sequencialmente. Na interação entre a aspirina e a água com corante, ocorreu à diluição da aspirina, pois esta se trata de uma substância polar, causando assim o inicio da reação de sua efervescência, em que todos os reagentes da reação estão contidos em sua composição química. Os produtos formados por esta reação foram o dihidrogenocitrato de sódio, a água e o gás carbônico, sendo este último, o principal causador da efervescência, pois este se trata de um gás que precisa ser liberado a atmosfera, e para isso ele utiliza-se de bolhas gasosas, oque seria, a efervescência.
Palavras-chaves: Interações químicas; solubilidade; heterogêneo; homogêneo; miscível; polaridade; efervescência; misturas; experimento químico, óleo vegetal, água, corante alimentício, aspirina.
1. Introdução
As interações químicas entre substâncias simples, formadas por um único elemento químico, oxigênio (O2) e compostas, formadas por dois ou mais elementos químicos, água (H2O), estão em grandes proporções no dia-a-dia de cada ser vivo. Podem-se observar estas