Análise Econômica para Aquisição de Imóvel
De acordo com Omar (2008), a taxa de juros pode ser definida como o preço do dinheiro por um período de tempo. Existe o preço que marca quanto rendem suas economias entregues por um determinado período de tempo (investimento) ou o preço que se acrescenta sobre o dinheiro adiquirido durante um período de tempo (empréstimo), portanto seu impacto não é limitado.
Assim, enquanto a alteração de preço do tomate afeta o mercado deste produto, e uma mudança na taxa salarial afeta o mercado de mão-de-obra a mudança na taxa de juros tem uma importância muito mais séria para a economia, seja ela na vida financeira pessoal, de uma empresa, estado ou governo. Consequentemente afeta uma grande variedade de decisões a partir de pequenas diferenças percentuais que elevadas a cálculos longínquos podem dar uma grande diferença final (OMAR, 2004).
Atualmente, no Brasil, não é supresa ler nos jornais e revistas ou ouvir em rádio ou televisão reclamações sobre altas taxas de juros, elas estão entre as mais altas do mundo. Segundo dados do Banco Central Europeu discutidos por Omar (2008), o nível geral de taxa de juros praticadas para o setor privado, na área do euro foi de em torno de 4 a 8% ao ano, em agosto de 2004. No Brasil as taxas de juros anuais para o mesmo período e mesmo setor alcalçaram entre 40 a 50% ao ano.
Portanto o objetivo principal deste trabalho é com os conceitos de taxa de juros, analisar as cotações selecionadas e entender que esta taxa desempenha um papel chave em tomadas de decisões financeiras tendo uma avaliação de tais percentuais para obter a melhor tomada de decisão.
A importância deste trabalho é a avaliação de melhor opção de compra com a menor perda ou desvantagem diante de muitas opções pesquisadas no mercado imobiliário.
Métodos de Pesquisa
Primeiramente, a partir dos dados pré-determinados para a pesquisa de cotação de imóveis à venda, com três dormitórios, na faixa de R$ 400.000,00 iniciamos o trabalho de