Gestão de produção
O BOOM IMOBILIÁRIO
FORTALEZA
2014
RESUMO
O mercado imobiliário tem nos últimos anos apresentado um crescimento espantoso, não somente quanto à quantidade de novos lançamentos, mas, também, ao preço destes imóveis residenciais. Este trabalho tem como objetivo a descrição e análise das razões deste boom na cidade de Fortaleza. Ocorreram grandes mudanças no mercado, aumentando a quantidade de lançamento de empreendimentos: o aumento dos intervenientes envolvidos, o auxilio do Estado com políticas de subsídios, o interesse das instituições bancárias no financiamento imobiliário, a estabilidade econômica que proporcionou a oportunidade de planejamento em longo prazo, a queda da inflação, a diminuição dos juros habitacionais e a inclusão de pessoas que puderam realizar o sonho da casa própria. Todas as alterações ocasionaram maior facilidade na aquisição de um imóvel, porém, paralelamente, ocorreu o aumento do valor destes imóveis. Neste trabalho, é analisado se este aumento é sustentável ou se entrando em um mercado especulativo com alto risco de estouro de uma bolha imobiliária.
INTRODUÇÃO
Com o presente trabalho, busco estabelecer critérios objetivos sobre o atual boom imobiliário onde está baseado em uma extraordinária conjunção econômica que promoverá profundas transformações nas grandes cidades.
Em Fortaleza os preços dos imóveis estão cada vez maiores, a população está optando por cidades vizinhas, pois as condições de compra estão mais acessíveis.
Cresceram 13,2% apenas neste ano. A informação gera especulações de possível estouro de bolha imobiliária no Brasil. Ninguém quer pagar 5 mil reais para morar num imóvel de 100 metros quadrados. Isso significa que os preços estão muito altos para a população Brasileira. Para haver equilíbrio, ou o aluguel sobe ou os preços dos imóveis diminuem. Como não há espaço para os aluguéis subirem, o