Análise dos Distritos de São Paulo
MBM – Turma 3 – 1º. Sem. 2013
Integrantes do Grupo:
Alexandre de P. Fernandes
Felipe Winandy
Willian Oliveira
Yuhri Amin
Estudo Comparativo de Distritos de São Paulo
Introdução
Este relatório é composto por uma análise sócio-econômico-demográfica de uma base de dados dos
96 distritos de São Paulo tomando como base as 5 regiões (Centro, Leste, Oeste, Norte, Sul), usando como ferramenta analítica a Estatística Descritiva de dados.
A síntese das informações foi feita a partir de tabelas, medidas e gráficos, pontuando as diversas características encontradas em cada região a partir das variáveis utilizadas.
Nele está contida uma descrição das variáveis das regiões como: Renda Familiar; IDH (Índice de
Desenvoldimento Humano); Área; População; Domicílios; Porcentagem de Jovens e Idosos;
Consumo Residencial de Energia Elétrica; Homicídios; Empregos Formais; Índice de
Envelhecimento; Taxa de Crescimento da População. Foram estudadas todas as relações descritas entre as variáveis, considerando pertinentes apenas: a relação de consumo de energia x renda familiar. A partir da análise dessas variáveis foi possível traçar um perfil de cada região analisada.
Foram realizadas segmentações dos distritos por meio de duas técnicas de agrupamento. Uma classificação foi feita a partir das variáveis Renda Familiar e Consumo de Energia, que possuem uma forte relação entre si, permitindo diferenciar os distritos por poder de compra e nível socioeconômico. Desenvolvimento
Renda Familiar
Boxplot of Renda Familiar (R$) (2000)
Renda F amiliar (R$) (2000)
10000
8000
6000
4000
2000
0
Centro
Leste
Norte
Região
Oeste
Sul
A Zona Oeste é onde se tem a maior concentração de Renda Familiar, entretanto também é onde se tem a maior variação, com um grande desvio padrão. A melhor distribuição de renda está na Zona Norte, mas tem uma renda baixa juntamente com a
Zona Leste.
Na Zona Sul