Análise documental: Viagens ao Nordeste do Brasil
Disciplina: História do Brasil I
Análise documental:
Viagens ao Nordeste do Brasil
Aluno: Raniery Frazão da Silva
Identificação do documento
Tipo do documento: Trata-se de um diário de viagens onde Koster registrava as suas experiências em contato com povo, a fauna e a flora além das características geográficas dos locais por onde passava.
Data do documento: Henry Koster deixou a Inglaterra no dia 02 de novembro e chegou ao Recife a 07 de dezembro de 1809, pode ter feito as primeiras anotações desde então, mas o livro só é escrito em 1815, quando ele retorna a Inglaterra.
Escrito por: Henry Koster
Publicação: A primeira edição lançada em Londres consta de 1816.
Contexto Histórico
1808
A fuga da família real
A transferência da Corte portuguesa, para fugir das ameaças das Guerras Napoleônicas, trouxe vantagens para a nova Colônia-Reino:
a) abriu os portos brasileiros para todas as nações;
b) reformou e remodelou a cidade do Rio de Janeiro;
c) estimulou a economia regional, diversificando a agricultura no sul e intensificando a produção do charque no Rio Grande do Sul; d) desenvolveu a cultura do algodão, cotado para a indústria têxtil inglesa.
1810
O Tratado de Methuen
O Tratado de Methuen consolida a dependência de Portugal ao imperialismo inglês, com uma série de privilégios para a Inglaterra, provocando protestos de portugueses e brasileiros: os produtos ingleses foram taxados na Alfândega (15%) com valores inferiores aos portugueses (24%); e os moradores ingleses poderiam ser julgados no Brasil de acordo com as leis inglesas e por juízes da Inglaterra.
1816
A província Cisplatina
A anexação do Uruguai ao Reino Unido do Brasil, com o nome de Província Cisplatina, correspondeu aos sonhos expansão da monarquia absolutista portuguesa e o medo dos revolucionários "criollos" que promoviam as Guerras de Independência das colônias espanholas. Ainda podemos observar que