Análise do trabalho do professor de educação infantil na escola pública e na escola privada. como deve ser o trabalho do professor com esta faixa etária?
RESUMO:
Este artigo é continuidade do projeto realizado na disciplina de PPPIII (Pesquisa e Prática Pedagógica III), que teve início no IV semestre, com o objetivo de abordar a análise das metodologias usadas pelo professor de educação infantil da rede particular e municipal. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados os seguintes teóricos: Miguel Arroyo (2000), Julia Formozinho (2002), Bassedas (1999), Gil (1946), Julio Emílio (2000), entre outros que discutem o trabalho do profissional de educação infantil. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo, realizada em uma escola pública e em uma escola privada, do município de...., onde participaram quatro professores de educação infantil. Os dados foram levantados a partir de um questionário com perguntas abertas acerca do tema. Após a análise dos dados verificou-se que os professores de educação infantil, devem ter em primeiro lugar formação e especialização nesta área, pois esta fase requer o desenvolvimento de atividades que englobam o educar, brincar e o cuidar, com enfoque nas diversas linguagens e áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Trabalho de professores, Educação Infantil, Prática Docente, Dificuldade dos Profissionais.
ABSTRACT:
This article is continuation of the project conducted in the discipline of PPPIII (Research and Practice Teaching III), which began in the fourth quarter, with the aim of approaching the analysis of the methodologies used by the professor of early childhood education in private and municipal. For the development of this research we used the following theorists: Miguel
____________________________________
1- Licenciando do Curso de Pedagogia da UNEB - DCH – Campus IX – 5º Semestre.
2- Licenciando do Curso de Pedagogia da UNEB - DCH – Campus IX – 5º Semestre.
Arroyo (2000),