Análise do projeto IAS
Particularidades e vantagens
O projeto IAS teve como sua principal função criar um computador eletrônico que iria suceder o ENIAC (primeiro computador eletrônico), ao qual foi um computador elaborado no laboratório de balística do exército dos Estados Unidos, tal computador não ficou pronto para a guerra, entretanto foi bastante utilizado para outros propósitos, pois este é considerado o primeiro computador eletrônico de propósito geral.
Com o passar do tempo percebeu-se que esse computador poderia ser melhorado e então surgiu o projeto IAS, ao qual era um projeto q tinha como finalidade criar uma arquitetura que pudesse servir como base para a criação de outros computadores no futuro. De acordo com Willis Ware, em março de 1953, o computador IAS já havia executado um grande número de programas para calcular conjuntos de equações diferenciais parciais não lineares para meteorologistas interessados em previsão do tempo. O IAS também foi utilizado para resolver problemas relacionados à teoria dos números e astronomia.
A estrutura do computador IAS possui quatro módulos principais: A memória principal, a unidade de controle, a unidade lógica e aritmética e o módulo de entrada e saída. A Figura seguinte mostra esse esquema de organização geral do IAS.
A estrutura geral do IAS consiste em:
Uma memória principal, que armazena dados e instruções. Uma unidade lógica e aritmética (ULA), capaz de realizar operações com dados binários. Uma unidade de controle, que interpreta e executa instruções armazenadas na memória. Dispositivos de entrada e saída (E/S), operados pela unidade de controle. Esta estrutura foi esboçada em uma proposta anterior de Von Neumann