Análise do obra “edipo rei”, de sófocles
I- Aspecto Teórico
1- Apresente o Aspecto biográfico de Sofocles, o Autor do texto de estudo.
R: Famoso teatrólogo trágico grego, natural de Colona, na Ática, perto de Atenas, Filho de um rico fabricante de armas e armaduras, recebeu a mais fina educação, principalmente na parte artística, onde demonstrava talento musical. 2- Como se dá apresentação da trama?
R: A apresentação se da através do prólogo que apresenta a obra de Sófocles traz em si uma história emblemática da condição humana, onde os deuses são o cerne da vida na Terra. 3- Em que momento inicia a complicação dos fatos e onde ocorre o clímax?
R: A complicação começa no momento em que Édipo envia Creonte, seu cunhado, para consultar o Oráculo no templo de Apolo, onde fica sabendo que deveriam expulsar ou matar aquele que matou o Rei Lion e que o assassino estava na cidade, e o clímax ocorre no momento em que o rei acusa Creonte e Tirésias de tramarem para tomar seu lugar no trono. Neste momento, o rei perde seu senso de justiça e começa a julgar o que não sabe. 4- Qual o desfecho da tragédia?
R: O desfecho da Tragédia se da no momento em que Tirésias diz que o assassino é o próprio rei. 5- Indique as personagens e o papel que desempenha na obra.
R: Édipo = Filho de Lion, rei de Tebas, herói e assassino do seu próprio pai
Sacerdote = Sacerdote de Zeus e um porta-voz dos cidadãos.
Creonte = Cunhado de Édipo irmão de Jocasta, pessoa de confiança do rei.
Tirésias = Um velho profeta cego e que de tudo sabe através do canto e do voo dos pássaros, ele é na obra o revelador dos fatos.
Jocasta= Esposa de Édipo (e mãe), a viúva de Lion e irmã de Creonte.
Mensageiro= Locutor Corinto e ex-pastor, que estava levando-o de Édipo, onde seus pais adotivos, Políbio e Merope.
Servo = Ex-pastor, que foi obrigado a matar Édipo, e sobrevivente do assassinato.
Coro = Grupos composto de quinze notáveis anciões tebanos.