Movimentos artísticos do sec xx
* Introdução página - 2
Introdução
O século XX inicia-se ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Com ele várias tendências artísticas equivalente às mudanças que este novo século traria estavam acontecendo: Modernismo, Expressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo e Fauvismo são algumas delas. Este trabalho irá abordar essas diferentes correntes artísticas, surgidas no século XX. Contendo informações sobre as suas principais características, como surgiram, os principais artistas e seu contexto filosófico.
Modernismo
-Contexto histórico
Este movimento chama-se modernismo, embora também haja quem lhe chame art nouveau. De país para país, o modernismo teve as suas próprias características.
A base do modernismo encontrava-se numa intenção de ruptura para com os estilos predominantes da época. A procura de uma nova estética, inspirada na natureza e com elementos da revolução industrial, marcou a mudança de paradigma.
O modernismo visava aproximar a beleza artística aos objetos cotidianos, de maneira a que a arte fosse acessível a todas as classes sociais. Porém, não recorria às técnicas de produção massiva.
Outras características do modernismo são o uso de linhas curvas, a assimetria, a utilização de padrões e motivos exóticos e a tendência à sensualidade e aos prazeres dos sentidos.
Na área da religião, o modernismo foi um movimento teológico dos finais do século XIX que tentou conciliar a doutrina cristã com a ciência e a filosofia da época. Nesse sentido, dedicava-se a interpretar de forma subjetiva e histórica os conteúdos religiosos, considerando-os como um produto humano dentro de um contexto histórico.
-Fases do modernismo no Brasil: * Pré-modernismo: A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase