Análise do livro "a caricia essencial"
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MSC. MARIA ÂNTONIA
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA 3º SEMESTRE
HIGOR RAMOM PASSOS NOBRE
ANÁLISE
SHINYASHIKI, Roberto. A carícia essencial: uma psicologia do afeto. São Paulo: Editora Gente, 2005.
No livro: A carícia essencial do autor Roberto Shinyashiki, ele nos mostra algumas das várias formas que temos de estimo e sendo esses estímulos também diversificados podendo ser um olhar, um gesto, um toque e outros.
Podemos perceber o quão impressionante é saber que somos depende desse carinho, desse afeto, dessa atenção do outro já que somos um ser sociável.
O psiquiatra mostra por todo livro exemplos corriqueiros que exemplifica o que é a caria, o afeto, um olhar diferente para com o outro.
Ele também divide as carícias em positivas, negativas e uma em especial que ele intitula de “caricia de plástico”. O livro é claro ao mostrar que o amor é um sentimento que deve ser compartilhado por si próprio e não como uma motivação de disputa entre nós.
No livro percebemos diante dos diferentes exemplos o quanto necessário se faz termos estímulos bons para que possamos desempenhar de melhor forma nossas atividades, e deixa claro também, como nos prejudicamos por não receber a atenção, um carinho, um olhar ou qualquer outra forma de afeto que nos é essencial.
Roberto Shinyashiki também deixa explícito que o ser humano não tem fome só de comida necessariamente, o ser humano também tem fome de sexo, fome de caricias, tem fome de reconhecimento, fome de estruturas e até de incidentes, e isso fica claro quando se percebe que o ser humano é capaz de inventar milhares de maneira conseguir chamar a atenção.
O homem faz de tudo para chamar a atenção, podemos perceber nas crianças e também nos adultos esse comportamento citado acima, porque é difícil suportar a sensação de que se está sendo tratado com indiferença pelas pessoas que se gosta, então é interessante ressaltar que também não