Teoria da Administracao
Introduzida na década de 60 por um grupo de cientistas sociais (sociólogos) nos Estados Unidos desenvolveu trabalhos que dão ênfase ao desenvolvimento planejado das organizações (desenvolvimento organizacional). Desde então, muita coisa foi escrita sobre o assunto, principalmente por profissionais ligados à administração do comportamento e que exercem funções de consultores de organização.
O movimento de Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962, não com um único autor, mas com um complexo conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de propiciar o crescimento e desenvolvimento segundo as suas potencialidades. São aspectos:
a) as dificuldades encontradas em se operacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, cada qual trazendo uma abordagem diferente e muitas vezes conflitantes.
b) o aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e suas interferências dentro da dinâmica das organizações. As teorias sobre a motivação vieram demonstrar a necessidade de uma nova abordagem da Administração, capaz de interpretar uma nova concepção do homem moderno e da organização atual, baseada na dinâmica motivacional.
c) a criação do "National Training Laboratory" (N.T.L.) de Bethel em 1947 e as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo. As técnicas de laboratório feitas sobre o Treinamento da Sensibilidade visavam a melhorar o comportamento de grupo.
d) O treinamento de laboratório é uma aplicação sofisticada dos princípios de Lewin, uma modalidade de pesquisa de dinâmica de grupo, destinada a reeducar o comportamento humano e melhorar as relações sociais. Através de uma série de reuniões, os participantes diagnosticam e experimentam o seu comportamento em grupo, atuando como sujeitos e experimentadores ao mesmo tempo e