Polias e Acoplamentos
RODRIGO MARINS GUEDES
POLIAS, ACOPLAMENTOS e ENGRENAGENS
Trabalho apresentado à matéria de Elementos e Projetos de Máquinas, ministrado pelo Professor Carlos Biral, na turma MI 11, para obtenção de nota.
Itaguaí, RJ 15/06/12
POLIAS
Polias: são peças cilíndricas que auxiliam a correia a transmitir rotação entre eixos. As polias são classificadas de acordo com sua superfície de contato com a correia, sendo planas (reta ou abaulada) ou trapezoidais (em “V”). A escolha depende da aplicação, por exemplo, a polia reta conserva melhor a correia, enquanto abaulada guia melhor a correia. Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.
Tipos:
-Polia de Aro Plano
-Polia de Aro Abaulado
-Polia Escalonada de Aro Plano
-Polia Escalonada de Aro Abaulado
-Polia com Guia
-Polia em V Simples
-Polia Variável
-Polia para Correia e Cabo de Aço Redondo
-Polia para Correia Dentada
Materiais empregados:
-Ferro fundido (o mais utilizado)
-Aços
-Ligas leves
-Materiais sintéticos
Obs: A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente.
ACOPLAMENTOS
Acoplamento: É um conjunto mecânico que transmite movimento entre duas árvores ou eixos. Podem ser fixos (unem árvores como se fossem peça única) elásticos (suavizam movimentos bruscos e admitem desalinhamento paralelo e/ou angular) ou móveis (somente acoplam com movimentação através de acionamento). Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e dividem-se em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando.
Tipos:
-Fixo com Flanges Parafusadas
-Fixo