bombas
1. Cálculos e requisitos:
1.1 Requisitos: Propôs-se o desenvolvimento de um sistema para o transporte de grãos horizontalmente, utilizando-se de um tubo contendo uma rosca sem fim, chamada rosca transportadora. A rosca, deverá estar suportada dentro do tubo por rolamentos que permitam sua rotação com menor atrito, e a sua freqüência de rotação deve ser muito próxima a 50 rotações por minutos. Para tanto, utilizou-se de um motor monofásico de 1 CV de potência, com 1730 rotações/min. É de fato uma elevada rotação do motor, a qual difere muito da almejada para a rosca, que é de apenas 50 rotações/min. Utiliza-se um sistema de transmissão de velocidade e redução das rotações, pelo qual a velocidade é também diminuída. Esse sistema deverá conter duas reduções por acoplamento de polias por meio de correias em V e uma transmissão por acoplamento de engrenagens. Devido à relação física existente entre força, potência e velocidade, para uma mesma potência aplicada, com menor velocidade, a força proporcionada tende a ser maior, pelo fato de serem inversamente proporcionais. Verificam-se as relações na equação:
Deve haver uma flange acima do tubo, e uma abaixo. A distância entre as mesmas deve ser de três metros, e a estrutura do sistema de transmissão e do sistema que comporta a rosca deve ser suportada por mancais de rolamento. A estrutura do apoio para comportar o motor e para a transmissão deve também ser projetada.
1.2.1 Cálculos das reduções e transmissões por polias:
Para efetuar as reduções, utilizou-se a redução logicamente matemática. Assim:
, logo:
Definiu-se para a primeira polia (Polia A), aquela que vai acoplada diretamente ao eixo do motor, um diâmetro de 80mm. Respeitou-se o mínimo sugerido para um acoplamento ideal na rotação e potências trabalhadas. Para a segunda polia (Polia B), a qual compartilharia a correia com a de 80 mm estabeleceu-se o diâmetro de 350mm, para que houvesse uma substancial redução. O