GLOSSARIO
Londrina de 08 a 10 novembro de 2011 - ISSN 2175-960X – Pg. 905-912
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM MEIO AO MOVIMENTO DA
INCLUSÃO ESCOLAR EM CORUMBÁ (MS)
CELIA MARIA SAMPAIO DE CARVALHO CARNEIRO1
ANDRESSA SANTOS REBELO2
Resumo: Através do presente texto objetivamos introduzir uma discussão sobre os Jogos
Escolares Paradesportivos de Corumbá (MS) considerando-o como mais uma das ações voltadas à inclusão escolar da pessoa com deficiência neste município.
Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação Física Escolar; Paradesporto.
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a inclusão escolar é tomada com prioridade pelo governo brasileiro, relação à prestação do atendimento educacional destinado a pessoa com deficiência. Somente foi possível chegar a isso através de longo processo histórico e social, permeado por lutas e concessões. O ideário inclusivista foi difundido em nosso país ao final do século XX e início do XXI, através de discussões que se passaram no cenário nacional e internacional.
Nos últimos anos, tem ocorrido nítida ampliação das referências aos alunos com deficiência, ou com necessidades educacionais especiais, nos registros legais e nos textos de políticas públicas no Brasil. A Constituição de 1988 incorporou vários dispositivos referentes aos direitos da pessoa com deficiência, nos âmbitos da saúde, educação, trabalho e assistência.
Especificamente no campo educacional, registrou-se o direito público subjetivo à educação de todos os brasileiros; entre eles os indicados como portadores de deficiência, preferencialmente junto à rede regular de ensino.
Essas determinações estenderam-se para outros textos legais da União e para as legislações estaduais e municipais. (FERREIRA e FERREIRA, 2007, p.
22).
1
Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (MS) e mestranda do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato