Polias
Acoplamentos não comandáveis: Nestes acoplamentos a transmissão (de momento de torção e rotação) entre a máquina acionadora e acionada é permanente. Subdividem-se em Rígidos e Flexíveis.
Acoplar significa junção, conexão, união entre corpos. Nesse caso, veremos a união entre polias.
É possível interligar duas ou mais polias através de uma correia ou acoplar duas ou mais engrenagens. Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm a mesma velocidade escalar V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento. O mesmo ocorre com todos os dentes de um polia engrenada, que tem a mesma velocidade escalar V.
Assim, V1=V2 W1.R1 = W2.R2 2π/T1.R1= 2π/T2.R2 2πf1.R1 = 2πf2.R2
A realização do movimento circular pode acontecer de uma roda para outra, através da ligação por uma correia ou também pelo contato entre as rodas (polias). Quando o contato entre as polias acontece de forma direta é necessário que as rodas sejam engrenadas para evitar escorregamento. Tipos de acoplamentos:
Acoplamento por correia ou corrente:
• Apresenta velocidade escalar igual em todos os pontos, considerando que a correia ou corrente não varie de tamanho.
• Velocidade igual entre as polias (va = vb).
Acoplamento por engrenagem, com mesmo eixo
• Ocorre quando a velocidade angular entre ambas é igual. (ωa = ωb).
• Quando o período e a frequência da rotação são iguais.
• Acoplamento de Polias e de Rodas Dentadas, em Rotação Uniforme, sem Escorregamento
1. Polias Acopladas por Correia Inextensível
Todos os pontos da correia têm a mesma velocidade escalar linear v. De fato, num determinado intervalo de tempo, todos os pontos da correia sofrem um mesmo deslocamento escalar linear ∆S. Como não há escorregamento entre as polias e a correia, todos os pontos 1 e 2, têm a mesma velocidade v dos pontos da correia.
2.