Transmissões de movimento
CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ
Sistemas de transmissão
Alexandre Soares
Gilberto Pimenta
Salviano Evaristo
Professor: Silvio
Rio de Janeiro
Setembro de 2015
Introdução
Entende-se por transmissão mecânica equipamentos ou mecanismos encarregados de transmitir potência, torque ou rotação entre dois ou mais elementos dentro de uma máquina. A maior parte das transmissões seguem normas técnicas de padronização, mas variações são também comuns para aplicações específicas.
Este trabalho tem por objetivo apresentar, classificar e demonstrar como funcionam os diversos tipos de transmissões mecânicas utilizados na engenharia mecânica.
Tipos de transmissão
Os mecanismos de transmissão que serão abordados são:
- Roscas de transmissão
- Correias
- Correntes
- Engrenagens
- Rodas de atrito
-Acoplamentos
-Cabos
Roscas de transmissão
O mecanismo de transmissão por roscas é um dos tipos mais comuns. É muito utilizada em macacos mecânicos, morsas e máquinas operatrizes. Possui alto torque e uma de suas propriedades é a suavidade nos movimentos, além de controle muito preciso na velocidade de avanço e de recuo.
Existem roscas de transporte ou movimento que transformam o movimento giratório num movimento longitudinal. Essas roscas são usadas, normalmente, em tornos e prensas, principalmente quando são frequentes as montagens e desmontagens.
A imagem a seguir ilustra o funcionamento de um mecanismo de transmissão por roscas.
Funcionamento de um macaco mecânico
Observa-se que ao girar a haste, as porcas deslocam-se pelo fuso fazendo o mecanismo “abrir” ou “fechar”, levantando ou descendo sua base.
As roscas de transmissão podem ser classificadas de acordo com o perfil de suas roscas, como demonstrado na tabela a seguir.
As roscas quadradas são utilizadas em conjuntos (fuso e porca) sempre que houver necessidade de se obter mais impacto (balancim) ou grande esforço (prensa); as de perfil