PDCA
NOME: JOÃO FRANCISCO PONTES
RA: A38346-8
FERNANDO SANTIAGO RUY
RA: A421IA-8
JEFFERSON CAMPOS
RA: A412GI-0
CARLOS EDUARDO BAROM RA: A39338-2
ALAN R. CELONI FABRICIO
RA: A447BF-7
O que é PDCA ?
O PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming.
Objetivo: é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
Como funciona o PDCA?
Os profissionais que querem organizar e controlar processos, em qualquer área, podem utilizar o ciclo PDCA.
Para que a aplicação do PDCA tenha eficiência, todos os envolvidos precisam entender o conceito do processo:
Plan: Nesse estágio é feita a identificação do problema e, em seguida, uma análise do fenômeno, do processo e o plano de ação. O estabelecimento de uma meta é importante, além de estratificar os dados e possibilitar o brainstorming, para troca de ideias.
Do: O plano deve ser executado nessa etapa.
Check: O plano precisa de verificação e acompanhamento. É comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito, como o Diagrama de Ishikawa.
Act: Em seguida, é necessário padronizar e concluir o plano. Ao concluir, crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações alcançadas.
O PDCA é uma ferramenta que pode trazer melhores resultados quando estamos desenvolvendo uma gestão estratégica, pois ajuda no desenrolar dos problemas do cotidiano, trazendo soluções e proporcionando o uso eficiente de recursos.
Exemplo de PDCA na manutenção
O PDCA pode ser empregados em vários setores industriais, vamos abordar a área de manutenção.
Temos em uma empresa diversos equipamentos utilizados para o processo, para garantir o produto final com uma ótima qualidade e custo beneficio para empresa e consumidor temos que ter confiabilidade nos equipamentos ou