Análise do livro Manual de Redação Matemática
CCEN- Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Análise do livro Manual de Redação Matemática
Esta análise consiste em um breve resumo dos seis primeiros capítulos deste livro. Ao dar início a esta leitura, tive uma agradável surpresa com a maneira com qual o autor descreu seus métodos e expressou suas opiniões em cada capítulo, de uma forma clara e simples e sempre com muita objetividade.
Poderiam ser citados diversos pontos aos quais me chamaram atenção, mais procurarei ser mais sucinta e tentarei ressaltar os que julgo serem mais importantes, como o fato de que para escrever um bom texto, técnica não é tudo. É preciso saber escrever corretamente e ter sempre em mente o que se quer expressar para que o foco não seja perdido. Planejar, escrever e revisar. Essa era uma regra que o autor sempre ressaltava em alguns capítulos, o que me chamou atenção nessa pequena dica é que ela pode ser levada como uma valiosa lição para os mais diversos aspectos. Um deles é ser mais critico e levantar uma autoanálise do que esta sendo escrito e do que você esta querendo passar.
É sempre interessante quando ao se ler um livro o autor brinca com você fazendo com que se pregunte se o que esta diante de seus olhos é o certo ou errado. Fazer com que revisemos o que sabemos e duvidemos do que é dito não é uma tarefa fácil. Esta é outra abordagem que me deixou entusiasmada para terminar o livro, pois ele traz diversas questões como acentuação, o uso de pronomes, conjunções, verbos, o emprego de adjetivos entre outros. Outra questão que não posso deixar passar são as curiosidades e os exemplos que ele sempre faz questão de mostrar, para que possamos entender a pequena diferença que um artigo faz com o texto, assim como o uso da simbologia indevida.
Em resumo todas essas questões são para lembrar e ensinar o leitor a importância e os devidos cuidados ao se redigir um texto matemático, tomando sempre cuidado com o publico alvo que